Já ouviram dizer que psicólogo é para loucos? Pois bem, podem acreditar isso ainda existe até nos dias de hoje. Isso acontece muitas vezes por falta de informações e esclarecimentos sobre qual é o verdadeiro papel do profissional psicólogo, o que a psicoterapia pode ajudar alguém a melhorar seu sofrimento psíquico.
Muitas vezes as pessoas chegam ao consultório sem saber diferenciar o profissional psiquiatra do psicólogo, cabe ao profissional fazer um bom acolhimento, explicando detalhadamente qual é o papel de cada profissional e como funciona um processo terapêutico, esclarecendo duvidas sobre o sigilo, ética do profissional, deixando claro que ali é um ambiente seguro para ele.
O profissional precisa entender que é difícil para as pessoas falarem sobre seus problemas, seu sofrimento, principalmente com pessoas que nunca tiveram a experiência com a psicoterapia, pois envolvem crenças profundas, dificuldades em falar sobre seu sofrimento, descredito se realmente aquilo vai lhe ajudar a melhorar ou não.
As pessoas geralmente procuram psicólogos em busca de autoconhecimento, autoconfiança, baixa autoestima, medo, insegurança, depressão, ansiedade, enfim, quando não estão dando mais conta de lidar com seu sofrimento psíquico, muitas vezes foram indicadas por algum outro profissional da saúde, um amigo ou um familiar.
Ir ao psicólogo não é sinal de loucura, mas sim, de busca por qualidade de vida e bem- estar.
Por isso não tenham vergonha de procurar ajuda, busque um psicólogo quando achar necessário.
Leia também – Dor física ou dor emocional, qual delas é pior?
Deixe uma resposta