Nós somos seres emocionais. Alguns indivíduos são mais, enquanto outros são menos.
Ainda assim, as emoções regem aspectos importantes do nosso ser: comportamentos, pensamentos, hábitos, decisões, falas, entre outros.
O cenário ideal seria colocar o controle emocional e, consequentemente, o controle dos nossos estados de humor, em uma posição de prioridade no nosso cotidiano.
Todavia, como a vida diária tende a ser atolada de afazeres e compromissos, acabemos deixando o cuidado com o humor de lado.
As consequências negativas da negligência com o esse fator tão importante para o nosso bem-estar emocional são diversas.
Por essa e outras razões, psicólogos afirmam que se deve revisitar essa mentalidade e colocar o cuidado consigo mesmo em primeiro lugar.
Afinal, o que é o humor?
O humor pode ser definido como um estado emocional estável, descrito como negativo ou positivo.
Ao contrário das emoções, que são intensas e específicas, o humor é de uma intensidade menor e se prolonga por mais tempo.
Ele pode impactar significativamente diferentes aspectos da vida, incluindo como a pessoa pensa, se sente e se comporta, além do seu processo de tomada de decisão e a qualidade dos seus relacionamentos.
Por exemplo, o bom humor é encorajador.
Temos vontade de praticar atividades físicas, encontrar os amigos, sair de casa, praticar hobbies, entre outros.
Já o mau humor resulta no afastamento.
Afastamento das pessoas, de situações e até de emoções que, naquele momento, intensificam os sentimentos negativos.
O humor, ou os estados de humor, foi objeto de pesquisa por muitos anos. As primeiras teorias acerca do que é e como funciona o humor focam na sua conexão com as emoções.
Entretanto, as pesquisas mais recentes evidenciam a ligação do estado de humor com outros fatores, como cognição e aspectos psicológicos.
Os estados de humor positivo e negativo podem ser descritos como:
- Positivo: otimismo, sentimento de alegria, sensação de bem-estar emocional, vontade de ser produtivo, interesse pela vida, corpo cheio de energia, pensamentos positivos, entre outros.
- Negativo: ansiedade, raiva, sensação de cansaço, desinteresse generalizado, irritabilidade, frustração, corpo sem energia, pensamentos negativos desesperança, sensação de vazio no peito, entre outros.
Você consegue identificar suas alterações de humor? Consegue controlá-las?
Um profissional da Psicologia pode te ajudar.
Fonte: Psicólogo e terapia
Deixe uma resposta