Já ouviram falar sobre esse transtorno?
O TOC é caracterizado por obsessões ou compulsões recorrentes que prejudicam substancialmente o funcionamento cotidiano das pessoas. No que diz respeitos as obsessões, elas são definidas como:
- Preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação;
- Pensamentos, imagens ou impulsos de ferir;
- Insultar ou agredir outras pessoas;
- Preocupação com simetria, exatidão, ordem, sequência ou alinhamento dos objetos;
- Entre outras coisas.
O indivíduo tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos impulsos ou imagens ou neutralizá-los com algum outro pensamento ou ação, por exemplo (executando uma compulsão).
Já as compulsões são definidas por comportamentos repetitivos como exemplo:
- Lavar as mãos várias vezes ao longo do dia;
- Verificar se fechou as portas ou janelas;
- Tomar banhos muito demorados várias vezes ao dia;
- Organização ou alguns atos mentais como, orar, contar ou repetir palavras em silêncio.
O indivíduo se sente obrigado a executar essas compulsões em resposta a uma obsessão que são realizadas como tentativas de prevenir ou reduzir a ansiedade a fim de evitar sofrimento diante de uma situação temida.
As obsessões e compulsões costumam tomar muito tempo da pessoa, chegando a mais de uma hora por dia de rituais, causando sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional e em outras áreas importantes da vida da pessoa.
Sobre o tratamento do TOC, na maioria das vezes, o paciente necessita de medicação e em conjunto ao tratamento a Terapia Cognitiva -Comportamental vem demostrando ser a intervenção mais eficaz no momento.
Se você sofre desse transtorno ou conhece alguém que está sofrendo, busque ajuda de um profissional da Psicologia ou da Psiquiatria.
TOC tem tratamento, não sofra sozinho.
Psicóloga: Gláucia R. Domingues
Fonte: DSM-5-TR. (American Psychiatric Association, 2023).
Deixe uma resposta