Fobia específica

Fobia específica

O que é fobia específica?

A fobia específica é um estado persistente de medo exagerado de um objeto ou situação específica. Causa intenso sofrimento e provoca prejuízos em áreas importantes da vida do indivíduo, como nas áreas profissional e social.
A característica marcante da fobia específica consiste no forte sentimento de ansiedade ou medo que o indivíduo sente quando se vê diante do que teme, como, por exemplo: andar de avião, alturas, alguns tipos de animais (p. ex.: cobra, cachorro, pombos), tomar uma injeção e ver sangue.

Os sentimentos de medo ou ansiedade são exagerados em relação ao perigo real daquilo que é temido. A ciência nos ensina que o medo pode acontecer em decorrência de uma experiência traumática e também pela observação de reações emocionais e comportamentais de outros indivíduos.

De toda forma, por mais desagradável que sejam os sentimentos de medo e ansiedade experimentados, aquilo que você teme geralmente não representa um perigo real ou tão exagerado para sua vida, uma vez que é preciso levar em consideração a forte influência de seus pensamentos no que tange ao que causa medo. Se julgarmos uma situação sendo como perigosa, a tendência do nosso corpo será a de reagir emocionalmente e fisiologicamente conforme a avaliação, embora a situação não apresente perigo real.

O que acontece: A possibilidade de enfrentamento da situação ou objeto temido faz com que o medo e a ansiedade sejam desencadeados junto com uma série de reações físicas como: suor, diarreia, tremores, dor ou aperto no peito e psíquicas como: tensão, nervosismo, irritação e dificuldade de concentração.

Como lidar: A psicoterapia possui estratégias de intervenções que visam combater diversos fatores que mantem a fobia específica. Durante o tratamento você aprenderá a identificar e modificar os pensamentos irreais relacionados a fobia, diminuindo a atenção aumentada, a expectativa de perigo, a ansiedade e as reações físicas causada pelo med

Fonte: Livro: Psicoeducação em Terapia Cognitivo-Comportamental

Leia também: A respiração diafragmática e o relaxamento

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.