- Mude os padrões: o segredo é fugir dos processos automáticos, para que dê mais atenção ao que está fazendo neste momento.
-Decore sua lista de mercado e tente memorizar em qual corredor estão os produtos que precisa;
-Mude seu percurso habitual, fazendo um novo caminho;
-Escreva com a mão não dominante;
-Ao ler uma palavra, pense em outras cinco que comecem com a mesma letra;
-Vista-se de olhos fechados;
-Veja as horas do relógio num espelho;
-Escove os dentes utilizando as duas mãos;
-Ande de trás para frente.
02. Focalize a sua atenção
-Os problemas em absorver novas informações surgem quando a sua atenção é desviada por pensamentos, sons ou outras interrupções;
-A tecnologia é responsável pela dificuldade que temos em focar em apenas um estímulo por vez;
-Quando for ler ou estudar, procure um lugar quieto e organize o ambiente para proporcionar uma organização interna que facilite a concentração;
-Leia em voz alta para estimular simultaneamente vários órgãos sensoriais.
03. Utilize o tempo necessário
-Quanto mais tempo você se dedicar ao que está fazendo, melhor será o seu entendimento sobre o assunto e você se lembrará por mais tempo.
-Temos a capacidade de decorar por repetição, mas as informações podem ser descartadas após sua utilização.
-Se você ler mais rápido do que pode compreender, não vai entender e nem lembrar do assunto;
– Não tenha pressa. Dedique-se inteiramente ao que está fazendo.
04. Planeje sua rotina
-Dormir o sono REM (o sono dos sonhos) auxilia na consolidação de novas memórias;
-Seu cérebro só consegue se concentrar por, no máximo, 90 minutos sem pausa;
-Faça um quadro de rotinas, distribuindo as atividades que exigem muita atenção ao longo do dia.
05. Organiza a informação
-Nós temos uma tendência natural para organizar informações na memória de longo prazo em categorias;
-Resuma o conteúdo que deseja memorizar em categorias. Faça uma lista de conceitos e ideias relevantes. Essa estratégia pode duplicar a quantidade de informações que você pode lembrar.
-Use apoios como lista de tarefas por prioridades, blocos de notas com pendências, despertados, entre outros…
-Faça associações com informações conhecidas.
Deixe uma resposta