No momento atual, dentro desse contexto de pandemia e incertezas, é comum que nossas emoções tomem proporções e intensidades bem maiores do que o habitual. Podemos nos sentir por vezes apáticos, ansiosos por respostas para tudo, com medo do futuro e tudo gera no corpo aquela sensação de exaustão, como se estivéssemos doentes ou sem dormir, mesmo depois de uma boa noite de sono ou mesmo sem ter feito nada durante todo o dia. As emoções falam e devemos escutá-las.
A sobrecarga emocional, principalmente durante a pandemia é uma realidade psicológica que está sendo vivida por muitas pessoas. Entendemos essa dimensão como uma saturação de sentimentos, pensamentos e sensações que levam ao esgotamento mental e físico. Sentir esses turbilhões de emoções tomando os nossos dias é quase algo esperado, mas é preciso procurar manter o controle o máximo possível.
Alguns sintomas de uma sobrecarga emocional:
- Dificuldade de se concentrar e executar tarefas simples.
- Irritabilidade
- Cansaço físico e exaustão intensa.
- Reação desproporcional em situações comuns. Como por exemplo, sensações de pânico, de que algo muito ruim vai acontecer…
- Ansiedade exagerada
- Alteração no sono e na alimentação
Como administrar os efeitos da sobrecarga emocional?
- Aceitação e espaço para cada emoção sentida.
- Questione se aquele pensamento por trás das emoções ou situações são verdadeiros e se existem evidências reais que o comprovem.
- Tenha momentos de desconexão. Dê a si mesmo momentos de calma para mergulhar em atividades agradáveis nas quais o pensamento descansa e as emoções positivas fluem.
- Regule sua exposição à informação.
- Converse com pessoas de confiança.
- Procure estabelecer uma rotina com micro metas para seus dias
- Procure definir um horário para acordar e dormir, para que o sono não fique desregulado, independente se você está em casa ou não. Isso também ajuda a melhorar o nível de ansiedade e você tem maior organização no seu dia.
- Realize atividade física
- Conte com ajuda profissional. Sua saúde e bem-estar é sua prioridade e você não está sozinho.
Referência: https://blog.psicologiaviva.com.br/sobrecarga-emocional-durante-a-pandemia/
Deixe uma resposta