Já ouviu  falar das 5 linguagens do amor?

Já ouviu falar das 5 linguagens do amor?

Gary Chapman, em seu livro “As 5 linguagens do amor” escreve, através de sua percepção como aconselhador de casais, que cada um de nós adota uma linguagem pela qual damos e recebemos o amor e quando o casal não entende a linguagem de amor um do outro, o relacionamento fica afetado, pois não se sentirão amados e compreendidos.

 As 5 linguagens do amor segundo Gary Chapman são: palavras de afirmação, atos de serviço, tempo de qualidade; toque físico e receber presentes. 

Ainda que cada pessoa possa ter as cinco linguagens, existem alguns itens em destaque em relação a outros. Para que você entenda melhor, vamos falar sobre cada uma das cinco linguagens do amor.

Conheça cada uma delas:

Palavras de afirmação

As palavras de afirmação são uma das 5 linguagens do amor e é eficaz para que o ouvinte se sinta confiante, valorizado, importante e amado. Isso é positivo para quem ouve e também para quem fala, uma vez que esse ato é uma forma de demonstrar sentimentos e crenças positivas e verbalizar seu amor pela pessoa, conseguindo tocar o coração de quem possui essa linguagem principal.

Atos de Serviço

As pessoas que têm como forma de linguagem de amor os atos de serviço, são aquelas que gostam de oferecer ajuda, auxílio e cuidados como forma de demonstrar o seu amor. Gostam de ajudar e doar o seu trabalho e sem medir esforços, pois gostam de receber bem as pessoas por meio de ações e serviços.

Seguem alguns tipos de atos de serviços que ajudam na vida de casal: lavar a louça, dar uma carona, cuidar das crianças, entre outros.

Tempo de Qualidade

Pessoas que têm como linguagem de amor o tempo de qualidade valorizam os momentos ao lado das pessoas que amam e gostam de estar conectados com elas. Esse tempo vai além da presença física, uma vez que diz respeito a estar presente de corpo e alma.

Exemplo de tempo de qualidade: dedicar um tempo para o parceiro, brincar com os filhos, ver os amigos ou visitar os pais, um passeio, um jantar, uma conversa, etc..

Toque Físico

O toque físico, pele com pele é uma poderosa forma de demonstrar sentimentos e o amor, mas esse toque físico não significa somente o toque sexual e sim todas as formas de toque que faça com que o outro se sinta especial e amado, tais como um carinho, um abraço, um cafuné, um beijo, andar de mãos dadas, etc.

Presentes

Algumas pessoas se sentem muito amadas em receber algum tipo de presente, indiferente do valor monetário, pois se sentem lembradas, amadas e valorizadas. Os presentes podem ser um cartão, uma flor, um mimo que fazem com que aquelas que recebem se sintam lembradas e amadas.

Como está seu relacionamento? Está precisando saber mais sobre isso. Procura ajuda de um profissional psicólogo que poderá lhe ajudar a ter um relacionamento mais saudável.

Gláucia Regina Domingues

CRP 06/133995

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.