Na vida nos deparamos com várias situações desagradáveis como, perder um parente ou amigo querido, ser demitido de um emprego, um divórcio etc. Esses motivos podem deixar qualquer um triste.
Mas, como saber se a tristeza é, na verdade, um caso de depressão? Existem diferenças entre tristeza e depressão.
A Tristeza dura algumas horas ou até dias, é um sentimento geralmente passageiro (como uma mágoa ou luto), é considerado saudável e até importante pois ajuda na elaboração das perdas ou sofrimentos ocasionais. Ela faz parte da vida. É natural.
Já a depressão é uma situação de adoecimento. É uma tristeza que perpetua por mais tempo podendo durar mais de 6 meses ou anos, e costuma vir junto outros sintomas, como, apatia, angústia, ansiedade, desesperança, sentimento de vazio, inutilidade entre outros.
A tristeza é um sentimento normal e geralmente não afeta o desempenho cotidiano das pessoas. O indivíduo consegue cumprir as tarefas e responsabilidades do dia a dia, mesmo com algumas dificuldades e mal humor.
Já no caso da depressão, o sentimento ruim não passa e afeta vários aspectos da vida: saúde, trabalho, relacionamentos, família e vida social. Em casos mais sérios, pessoas com depressão podem até pensar em suicídio.
A causa da tristeza geralmente é alguma experiência dolorosa, frustrante, infeliz, estressante, como a perda de um familiar, um divórcio, o desemprego, uma doença grave ou o rompimento de uma amizade
Já no caso da depressão, não é necessário passar por algum momento dramático, lamentável ou doloroso. A depressão é resultado da interação entre vários fatores: genética, mudanças neurobiológicas, aspectos da personalidade (baixa autoestima ou pessimismo) e fatores ambientais (como exposição à violência, à negligência ou à pobreza).
Com relação ao tratamento, a tristeza por ser comum entre os seres humanos não demandará tratamento, porém, se a tristeza permanecer por meses e ficar recorrente vale a pena procurar ajuda de um profissional da psiquiatria ou psicologia para uma avaliação e entender se a sua tristeza pode estar desencadeando uma depressão ou não.
É importante você saber que a depressão tem tratamento e, na maioria dos casos tem cura. Se você conhece alguém com queixas de tristeza persistente, oriente essa pessoa a buscar ajuda de um profissional da área da saúde, ela pode estar depressiva e não somente triste.
Fonte: https://www.neurologiaintegrada.com.br
Psicóloga: Gláucia R. Domingues
Deixe uma resposta