Já ouviram dizer sobre Transtorno do Pânico?
O transtorno do pânico é caracterizado por ataques de pânico inesperados e recorrentes como se fosse um surto abrupto de medo ou desconforto intenso, podendo alcançar um pico em questão de minutos. Durante o pânico ocorrem quatro ou mais de uma lista de treze sintomas físicos e cognitivos. É importante dizer que no transtorno do pânico, os ataques muitas vezes são inesperados, ou seja, não precisa ter um fator desencadeante identificável no momento da ocorrência, ou seja, o ataque do pânico pode surgir do nada. Muitos indivíduos relatam que às vezes está relaxando ou dormindo e o ataque do pânico aparece (ataque do pânico noturno)
Alguns sintomas que comumente aparecem no momento do ataque de pânico:
- Palpitações, coração acelerado ou taquicardia
- Sudorese
- Tremores ou abalos
- Sensações de falta de ar ou sufocamento
- Sensação de asfixia
- Dor ou desconforto torácico
- Náusea ou desconforto abdominal
- Sensação de tontura, instabilidade, vertigem ou desmaio
- Calafrios ou ondas de calor
- Parestesias (anestesia ou sensações de formigamento)
- Desrealização (sensação de irrealidade) ou despersonalização (sensação de estar distanciando de si mesmo)
- Medo de perder o controle ou “enlouquecer”
- Medo de morrer
Os ataques do pânico estão associados a vários transtornos mentais comórbidos, incluindo transtorno de ansiedade (em especial agorafobia) transtornos depressivos, transtornos bipolares, transtornos do controle dos impulsos e transtornos por uso de substâncias.
O diagnóstico de transtorno de pânico é dado nos casos em que há recorrentes ataques de pânicos inesperados, seguidos por pelo menos um mês de preocupação persistente com sua recorrência e suas consequências, ou por uma significativa mudança de comportamento motivada pelos ataques.
Se você sofre desse transtorno ou conhece alguém que esteja passando por isso, busque ajuda de um profissional psicólogo ou psiquiatra, não sofra sozinho, transtorno do pânico tem tratamento.
Psicóloga : Gláucia Regina Domingues
Fonte: DSM- 5-TR (American Psychiatric Association,2023)
Deixe uma resposta