Angústia

Home / Psicologia / Angústia
Angústia

Angústia

A angústia é o sentimento mais primitivo do ser humano. Ela é uma sensação caracterizada pelo sufocamento, dor no peito – como se o coração estivesse apertado – sentimento de ansiedade, de falta, carência, aflição, insegurança, tormento e tristeza.Pode ser sentida por qualquer pessoa e não está associada necessariamente a uma patologia ou depressão. Ela também pode estar relacionada a manifestação de uma ansiedade.

Precisamos dizer que frequentemente conseguimos amenizar esse sentimento e trabalhar para que ele não incomode tanto nossa qualidade de vida, mas também é preciso informar que estará sempre em nossa existência. Dessa forma, em qual momento devemos cuidar e procurar ajuda? Quando deixa de ser uma reação natural, associando-se a outros fatores em um tempo com maior permanência. Atentem-se, pois quando não trabalhada ela pode ajudar a desencadear vários sintomas negativos e contribuir para o adoecimento do sujeito.

É possível transformar a angústia em algo positivo? 

É possível transformar a angústia em combustível para autorrealização quando nos conectamos a outras pessoas e somos capazes de sermos mais empáticos, quando conseguimos ampliar a consciência individual para uma consciência coletiva, quando aprendemos, primeiramente a amar a si mesmos e então o outro. É dessa forma que não corremos o risco de experimentar o vazio existencial, este sim, amplificador da angústia.

É compreensível sentir angústia, tristeza e até raiva diante da situação que estamos vivendo. Não precisamos nos culpar por sentir isso. É preciso saber dosar o quanto esses sentimentos nos afetam e nos informarmos com muita responsabilidade, procure ajuda caso precise. 

Fonte:https://www.psicologiasdobrasil.com.br/dor-da-angustia/; https://blog.psicologiaviva.com.br/angustia/ .

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.