A dependência emocional acontece quando uma pessoa depende de outra para tomar decisões, sentir-se bem, amada e feliz. Pode incomodar e gerar muito sofrimento para quem a tem, pois a pessoa não consegue ser independente, recusando a aceitar emocionalmente o seu papel de adulto frente às responsabilidades e passando esse papel ao próximo, tornando-se submisso e evitando possíveis rejeições.
Pode surgir por um padrão de comportamento dependente que sempre foi reforçado, desde a infância. Podendo ter desenvolvimento comportamentos com sentimentos de medo e incapacidade de se autocuidar, precisando sempre da confirmação do outro para ser aceita e se sentir bem. Quando uma pessoa produz um comportamento e sua consequência é reforçadora, pois se sentiu bem no momento, logo tornará a fazer novamente, criando um padrão comportamental e repetindo-o. Geralmente acontece na infância e quando necessita de independência em outro momento da vida adulta surgem esses sentimentos de medo e insegura por não se sentir capaz.
A falta de autoestima é uma das principais características de pessoas com dependência emocional. A pessoa se coloca sempre em segundo lugar ao tentar sempre agradar o outro. E quais são as outras características desse comportamento? Insegurança, dúvidas sobre sua capacidade, medo obsessivo do abandono, falta de iniciativa e tomada de decisões, constante procrastinação de ações, entre outras.
Deixe uma resposta