Dezembro é o mês de prevenção contra o câncer de pele (dezembro laranja) e também de conscientização e combate ao HIV e AIDS (Dezembro Vermelho).
Em relação ao Dezembro Laranja, além de conscientizar a população sobre a prevenção quanto à exposição ao sol, o objetivo é alertar sobre os sinais do câncer de pele para diagnóstico e tratamento precoces, o que aumenta as chances de cura, na grande maioria dos casos.
O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo como rosto, pescoço e orelhas. Os principais sintomas do câncer de pele são:
- Machas (que coçam, descamam ou sangram)
- Sinais ou pintas (que mudam de tamanho, forma ou cor)
- Feridas que não cicatrizam.
Já o Dezembro Vermelho é dedicado a prevenção ao HIV/Aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis. A lei foi sancionada em dezembro de 2017 e a campanha possui um conjunto de atividades focando a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro no dia 1º de dezembro.
O que é AIDS? Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico e destrói os glóbulos brancos. O vírus pode ser transmitido através do esperma, secreção vaginal, sangue ou pelo leite materno. Entre os sintomas estão fraqueza, náuseas e vômitos, febre, falta de apetite, rápido emagrecimento, candidíase persistente, suor noturno, diarreia, inchaço dos gânglios linfáticos e dores musculares.
Para evitar o vírus é necessário:
- Utilizar camisinha durante a relação sexual
- Exigir material descartável ou esterilizado em consultórios médicos e odontológicos, laboratórios de exames, barbearias, serviços de manicure e estúdios de piercing e tatuagem;
- Não compartilhar objetos cortantes como agulhas, lâminas e seringas;
- Utilizar luvas ao manipular feridas e líquidos contaminados;
- Grávidas: façam teste HIV no pré-natal e, caso o resultado dê positivo, o médico orientará do procedimento para que a gravidez seja segura para o bebê.
Referências:
Deixe uma resposta