Corpo, alimentação e atividade física: Qual caminho percorrer?

Corpo, alimentação e atividade física: Qual caminho percorrer?

Segundo Rodrigues e Azevedo (2009), o excesso de peso corporal é o sexto mais importante fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis. Inúmeras publicações foram produzidas nos últimos anos para avaliar a melhor alternativa para perda de peso.

O problema é que quando se trata de dietas e exercícios que fogem muito da rotina do indivíduo a desistência ou falta de motivação depois de um período é alta. Os primeiros dias podem ser empolgantes, dessa forma, geralmente a mudança ocorre de maneira brusca e desproporcional. Todos desejam fazer tudo de uma única vez, iniciando dietas restritas e atividades físicas diárias e intensas. 

Infelizmente, essa motivação pode não durar muito tempo, mudar de forma repentina pode exigir muito do nosso organismo e da nossa mente. Principalmente por que são processos, e se não respeitados viram efeito sanfona, sempre indo e voltando, parando e começando.

Qual o melhor caminho para percorrer então?

Primeiramente, é importante tentar conhecer e avaliar o seu corpo, verificar quais alimentos fazem bem e começar a se alimentar melhor. Começando sempre de modo leve, com o objetivo de buscar uma relação saudável entre seu corpo e sua alimentação e não como um processo de punição.

Outra dica é analisar quais atividades físicas combinam com suas vontades, exercícios que te fazem bem… Pense bem, você não gosta de determinada modalidade, como por exemplo a musculação, ainda sim, insiste em fazê-la e de um dia para outro começa frequentar todos os dias da semana… Pode ser muito fácil perder a motivação e deixar qualquer oportunidade que surgir para não ir à academia ou treino.

 Dessa forma, sempre é melhor começar aos poucos e ir aumentando a frequência conforme a adaptação, e se possível, escolher atividades que te proporcionam prazer, satisfação, que não sejam um sacrifício extremo. Assim como a alimentação, a atividade física também precisa ser prazerosa e trazer resultados que agradam, para que sejam mantidas.

 Você tem dificuldade na relação com o corpo, alimentação e atividades físicas? Procure ajuda, uma diversidade de profissionais da saúde podem ajudar você a descobrir o melhor caminho para uma vida saudável e mais prazerosa conforme seus desejos e necessidades.

Fonte: www.scielo.br/pdf/abem/v53n5/20.pdf

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.