Ser socialmente hábil em uma situação significa conseguir ter comportamentos que expressem sentimentos, atitudes, desejos, opiniões oi direitos de modo adequado à situação, respeitando os outros e a si mesmo. Esses comportamentos geralmente ajudam a resolver problemas imediatos, diminuindo a probabilidade de problemas futuros.
As habilidades sociais são compostas por três dimensões principais: a dimensão comportamental, relacionada ao tipo de comportamento realizado; a dimensão pessoal, que leva em consideração as variáveis cognitivas (pensamento); e a variável situacional, que leva em conta o contexto de cada situação. A melhor forma de agir em algum contexto especifica dependerá dos objetivos de cada pessoa (pensamento e sentimento) diante das situações.
As habilidades sócias são aprendidas, mais comumente, de forma não sistemática, nas relações interpessoais, seja com pais, amigos, conjugue, colegas de trabalho, entre outros. Também podem ser aprendidas de forma sistemática, através de treinamento e com isso desenvolvê-las.
O treinamento para desenvolver as habilidades sociais pode acontecer na psicoterapia. Para lidar com as dificuldades, é preciso levar em consideração o contexto cultural, as variáveis da situação e o que você espera ou acha que é esperado de cada situação. Portanto, durante o treinamento, você aprenderá: avaliar seus pensamentos, identificar suas emoções, fazer uma lista das suas dificuldades, treinar diálogos e situações, exercer sua assertividade, ser empático e solucionar problemas interpessoais.
Lembre-se de que você não está sozinho nessa caminha. Procure ajuda profissional!
Livro: Psicoeducação em Terapia Cognitivo-Comportamental.
Deixe uma resposta