- Fortalece a musculatura: Pedalar é uma atividade que trabalha quase todos os grupos musculares. Pedalando, você ganha força muscular tanto nos braços quanto nas pernas.
- Queima calorias: Ao pedalar, você acelera o metabolismo e queima calorias. Se você pedalar 30 minutos por semana já vai conseguir perder algumas gorduras indesejadas, além de reduzir os níveis de colesterol no sangue.
- Aumenta a resistência respiratória: Ou seja, melhora o fôlego. Assim como a musculatura é fortalecida, o sistema respiratório também é. Durante o exercício, a frequência cardíaca aumenta, os pulmões recebem mais oxigênio e, consequentemente, todo o corpo recebe mais oxigênio.
- Melhora a capacidade cardíaca: Por ser uma atividade de resistência, ocorre um aumentos dos batimentos cardíacos, o sangue passa mais rapidamente pelas veias e artérias, melhorando a circulação sanguínea e controlando a pressão arterial.
- Protege as articulações: Para baixar o impacto nas articulações, você deve manter uma postura correta, assim o corpo não sofrerá impacto durante a pedalada. Quando a pessoa está sentada, o impacto inicial vai para a bike e não para o corpo, assim, as articulações ficam protegidas- diferente de outros esporte em que o impacto vai diretamente para os joelhos.
- Elimina toxinas do corpo: Quando você pedala, o corpo transpira, limpando o organismo e mandando embora as toxinas.
- Melhora a resistência: A atividade fortalece o sistema imunológico, que deixa o organismo mais forte e resistente contra bactérias e vírus.
- Diminui o estresse: Assim como acontece com qualquer outro esporte, quando você pedala o corpo libera endorfina e serotonina, neurotransmissores que promovem prazer e tranquilidade. Assim, você consegue mandar o estresse, a ansiedade e a depressão para longe.
Fonte: Revista Vida e Saúde. Abr 2021.
Leia também – Corpo, alimentação e atividade física: Qual caminho percorrer?
Deixe uma resposta